O presente trabalho constitui estudo de biografia de personalidade empreendedora: José Pedro Varela (1845-1879), intelectual uruguaio que impulsionou reforma educativa nacional, base do sistema laico e gratuito da educação pública atual no país. Propõe análise conscienciométrica e formula a hipótese de proéxis individual e grupal, levantando as possíveis conexões existentes entre o grupo evolutivo de Varela e o grupo evolutivo da Conscienciologia. A casuística apresentada visa fornecer subsídios para a compreensão e desenvolvimento do atributo empreendedorismo pelas consciências interessadas.
Homo Projector Maria Beatriz Cea v. 03 n. 02 - JUL/DEZ – 2016 (2016-07)
O presente trabalho constitui estudo de biografia de personalidade empreendedora: José Pedro Varela (1845-1879), intelectual uruguaio que impulsionou reforma educativa nacional, base do sistema laico e gratuito da educação pública atual no país. Propõe análise conscienciométrica e formula a hipótese de proéxis individual e grupal, levantando as possíveis conexões existentes entre o grupo evolutivo de Varela e o grupo evolutivo da Conscienciologia. A casuística apresentada visa fornecer subsídios para a compreensão e desenvolvimento do atributo empreendedorismo pelas consciências interessadas.
Homo Projector Maria Beatriz Cea v. 03 n. 02 - JUL/DEZ – 2016 (2016-07)
O artigo propõe-se a ensaiar na ótica da Reeducaciologia e Ressomatologia, alguns entendimentos sobre as situações adversas que muitas crianças se encontram no mundo de hoje, tendo em vista discernir os desafios evolutivos aí envolvidos e refletir sobre a teática da reeducação consciencial diante de tais desafios. Foi utilizada metodologia exploratória com apoio em referências factuais, bibliográficas e filmográficas, em aportes sincrônicos advindos de atividades conscienciológicas e troca de ideias continuada entre as autoras. Os resultados obtidos foram: um inventário inicial das adversidades básicas que se apresentam contemporaneamente a inúmeras crianças; entendimentos conscienciológicos das razões de tais situações; exemplificação de educadores conscientes; e um paralelo com a perspectiva teática do educador consciencial. Concluiu-se que há convergências entre os perfis do educador consciente e consciencial, referente a como veem e trabalham com as crianças, sendo a proposta da reeducação pela cosmovisão conscienciológica mais abrangente e promissora.
Parapedagogia Flávia Rosa Cardoso, Cilene Gomes ANO 6, NÚMERO 6, OUTUBRO DE 2016 (2016)